Ajudando a Oi a revolucionar sua rede de transmissão de alta capacidade no Brasil

Houve uma atenção extra para a Alcatel-Lucent no evento da Futurecom deste ano em São Paulo, quando a Oi do Brasil anunciou seus planos de trabalhar conosco na construção das maiores OTNs (Rede de Transporte Ótico) da América Latina - conectando São Paulo a Fortaleza, uma distância de mais de 3.000 km. E, com foco em simplificação, disponibilidade e convergência, estamos remodelando também a plataforma IP existente da operadora.

Brasil, November 05, 2014

Blog por Javier Falcon, Presidente das Atividades da Alcatel-Lucent no Brasil.

A rede de transporte de alta capacidade foi projetada para permitir que a Oi faça um redimensionamento tranquilo conforme aumenta o tráfego de dados. Com 2,2 Tbps comercialmente disponíveis em 2015, a solução permitirá que a operadora expanda para até 8 Tbps - aproximadamente o equivalente a baixar mil filmes em alta definição por segundo! Todo o projeto será concluído em três anos.

A nova plataforma IP também melhorará a capacidade de tráfego e gerenciamento de rede. Nós criamos uma revolucionária arquitetura IP convergente e simplificada que abrange a plataforma de agregação e edge de serviços IP. O projeto conta com a excelente funcionalidade da plataforma do Serviço Roteador 7750, que permite a substituição dos roteadores dedicados existentes utilizados por segmentos corporativos, residenciais e móveis para reduzir os custos de manutenção de rede em 35%.

O novo Backbone IP usará o nosso Photonic Service Switch 1830 PSS 32/64 e o sistema de roteamento extensível 7950 – o 7950 XRS-20. Essa primeira referência publicamente anunciada para o 7950 XRS no Brasil nos leva ao volume de 32 contratos assinados no mundo todo até o momento. O projeto inovador segmenta todo tráfego da Internet em uma VPN de infraestrutura especializada. O tráfego de IPv4 e IPv6 cruzando o Backbone IP verá a rede do núcleo interno como um simples tubo.

Uma nova camada de Internet Gateway (IGW) – utilizando o 7950 XRS-20, que é licenciado para a tabela completa de roteador de internet com mais de 1 milhão de prefixos de rede de BGP - aumentará a resistência contra falhas. E a versatilidade do 7950 XRS nos permitiu atender às necessidades dos clientes de comportar o Inner Core e o Internet Gateway em uma única plataforma.

Como uma empresa, estamos concentrados em inovação, transformação e crescimento. E este projeto com a Oi mostra isto perfeitamente. A força e a versatilidade combinadas em nosso portfólio de transporte e roteamento de IP permitirão que a Oi gerencie ambos os domínios de tecnologia utilizando uma solução de gerenciamento convergente - o 5620 SAM. A infraestrutura de rede de conversão maximizará economias para a operadora.